Coordenador : Caroline de Souza Barros
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388830.2199.260108.17022023
Departamento/Setor: GIM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Quatro professores da Universidade envolvidos no projeto, um aluno de graduação, um aluno de pós-graduação, 100 docentes das escolas municipais de Niterói e 3500 alunos do ensino fundamental II.
Local de atuação: Laboratório 522, bloco M, Campus Gragoatá, Instituto de Biologia.
Objetivo
Objetivo geral Levar conhecimentos básicos da Imunologia e mostrar através da inflamação gerada na obesidade a resposta do Sistema Imunológico a professores e alunos auxiliando a prática pedagógica docente nas turmas do Ensino Fundamental. Objetivos específicos 1– Aplicar o jogo de tabuleiro criado como material didático contendo conhecimentos básicos do sistema imunológico, conceitos, tipos celulares, órgãos, como responde frente a um antígeno, vacinas, para o ensino fundamental, com linguagem adequada a esta faixa etária, 10-14 anos; 2– Fazer reuniões em cada escola para conhecer os professores de ciência e explicar o projeto; 3– Ir nas escolas publicas de Niterói após contato prévio, levando o material didático produzido, dois para cada uma, a fim de aplicar em conjunto com os professores da turma; 4– Preparar o material sobre Obesidade, posters, gráficos, lâminas histológicas, cultura de células, que será aplicado nos cursos que serão dados nos laboratórios da UFF para os professores, 10 professores/curso; 5– Criar no Powerpoint os posters sobre Obesidade que os professores usarão para dar continuidade na sala de aula ao jogo de tabuleiro, ampliando com este exemplo as funções do Sistema Imunológico. Enviar para a gráfica; 6– Confeccionar os protótipos em argila pintados de vinho, fígado normal, e em amarelo, fígado gorduroso, para serem entregues aos professores durante o curso. Cada escola receberá dois exemplares de cada. 7– Processar os tecidos, fígado e tecido adiposo, cortar no micrótomo e corar. Separar as lâminas para serem observadas nos microscópios pelos professores; 8– Preparar as culturas de adipócitos para serem mostrados no curso; 9– Começar os cursos nos laboratórios no Instituto de Biologia, imediatamente após o término do uso dos aplicativos em sala de aula, permitindo assim, a continuidade das informações sobre o Sistema Imunológico.
Resumo
Entender o Sistema Imunológico (SI) e suas respostas a doenças é de suma importância desde idades tempranas. O projeto se divide em duas partes. A primeira é levar conhecimentos básicos da Imunologia a professores e alunos das escolas da prefeitura de Niterói do Ensino Fundamental. E a segunda, é mostrar através da inflamação gerada na obesidade (OB) a resposta do SI. Então, na primeira parte, para atender as necessidades pedagógicas dos alunos aos conhecimentos elementares do SI, propõe-se a criação de um aplicativo para celular e um jogo de tabuleiro, estes serão doados as aulas de ciências das 49 escolas. A continuidade dos conhecimentos que serão adquiridos sobre o SI, iremos transmitir métodos aos professores para trabalharem com as turmas o nosso exemplo. A Ob é uma doença que tem afetado desde a infância milhares de cidadãos, geralmente acompanhada pela diabetes, ambos são problemas de Saúde Pública, resultam de maus hábitos alimentares e de estilo de vida, passíveis, assim, de serem evitadas, por estes motivos usaremos a Ob para exemplificar uma resposta do SI. Portanto, a segunda parte do projeto, formará grupos de professores das 49 escolas, com aulas teóricas e demonstrativas em nossos laboratórios sobre o tema, nestas oportunidades levarão para as escolas material didático. Os conhecimentos produzidos por meio deste projeto sobre a importância do SI e Ob, irão conscientizar professores/alunos das escolas públicas da prefeitura de Niterói sobre os temas propostos, fornecendo a cada escola material didático.